Tuesday, September 29, 2009

Que venha o cinema brasileiro !


O tempo está passando tão rápido, e eu estou de tal maneira absorvida pelo meu trabalho, que temo que este blog não acabe se transformando numa prestação de contas do meu dia-a-dia na embaixada.

Vamos ver se você me aguenta.

Descobri o Jameson Dublin Internacional Film Festival, que acontecerá de 18 a 28 de fevereiro de 2010. Agora, não vou sossegar enquanto não colocar um filme brasileiro lá. Fui conversar com a gerente operacional do festival, em seguida liguei para a Ancine e, finalmente, para a Universal Films, que é a distribuidora internacional do filme que eu escolhi: À Deriva, de Heitor Dhalia.

Impossível de ter um filme brasileiro mais internacional, cujo elenco conta com o francês Vincent Cassel (como escapar ao meu destino?) e a americana Camilla Belle. Eu não vi o filme, mas me agrada uma estória brasileira "normal", ou seja, um filme de amor, ou de desamor, ou de traição, que fuja àquele estereótipo de favela/miséria/violência.

É claro que podemos fazer melhor. Quantas novelas lindas ambientadas no Nordeste já tivemos. Quantos cenários deslumbrantes, quanta gente bonita, quantas estórias originais a serem reveladas ao mundo.

Alguém me soprou o nome do filme Salve Geral, que é o candidato brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar 2010. Só pra você ter uma idéia, um colega me disse que Cidade de Deus fez muito sucesso quando passou em Dublin, e teve várias sessões com lotação esgotada. Mas os amigos irlandeses dele disseram que depois de ver aquele filme nunca poriam os pés no Brasil.

8 comments:

Maria Augusta said...

Teresa, você tem razão em escolher indo além da qualidade artística do filme...para quem não conhece um pais, um filme pode formar uma imagem negativa e criar preconceitos. E este trio favela /miséria/violência marca mesmo, tenho uma amiga de anos que diz que apesar do que digo a ela sempre, i.e., que no Brasil esta realidade não engloba toda a população, ela não consegue acreditar completamente no que digo, de tanto que a mídia bate na tecla do trio infernal.
Beijos.

Elis said...

Verdade,Teresa.Eu tambem gosto desse clima "normal" do cinema brasileiro de agora.O filho do meu marido me disse q morria de medo de ir ao Brasil pq ele tinha visto "cidade de Deus" e me perguntou se eu morava perto dali.Que horror!Acho que ele so vai se convencer de que o Brasil nao e somente favela/violencia/miseria quando for la ou,quem sabe assistir a um filme q fale da vida,do cotidiano "normal".

DO said...

Realmente filme brasileiro "normal" está em falta,Teresa.
Andava cansado de só ver pobreza e violencia.

Beijos!!

Angela Carolina said...

Olá Teresa! Acompanhei teu outro blog durante mto tempo, havia te conhecido pelo blog da Barbara. Estou tentando fechar um intercambio para o outro ano pra mim, meu sonho é ir para Irlanda, mas parece que não vai rolar pq os cursos que quero fazer na minha área não tem muito por aí... Vou te acompangar novamente e torcer por ti daqui! Sucesso aí! Beijos

Magui said...

Faz bem em escolher filmes que mostrem um Brasil atraente para os estrangeiros e não criem discriminação para nós.Quem sabe se estes violentos não forem prestigiados os produtores procurem temas melhores.
Eu não vejo nenhum destes filmes de favela, crimes e cadeia.Não mesmo.

Letícia said...

Oi Teresa, achei seu blog porque acompanhava o outro da França...muito legal saber do seu ânimo para recomeçar em outro país, adorei a sua animação, contagiosa.

Bem, quanto aos filmes, estou doida para ver esse Cassel, mas ainda não consegui. Agora, esse Salve Geral, só de ver o trailler, dá vontade de sair correndo de medo. rsrs

Francy e Carlos said...

Oi teresa,
Que bom que escolhestes um filme normal para pessoas normais, porque, por mais que nos digam que Cidade de Deus fez e faz sucesso, nós não assistiremos.
Ás vezes nos perguntamos: será que os diretores brasileiros so fazem filmes com esse trio infernal??
Vcs ai farão também uma mostra de arquitetura Brasil/Irlanda??
Aqui na Holanda fizeram em Rotterdam, mas depois que vimos o cartaz, desistimos de lá ir...
bs,

Elis said...

Hello!!Are you there?
A gente ta sentindo falta de vc, viu?