Vamos ver se você me aguenta.
Descobri o Jameson Dublin Internacional Film Festival, que acontecerá de 18 a 28 de fevereiro de 2010. Agora, não vou sossegar enquanto não colocar um filme brasileiro lá. Fui conversar com a gerente operacional do festival, em seguida liguei para a Ancine e, finalmente, para a Universal Films, que é a distribuidora internacional do filme que eu escolhi: À Deriva, de Heitor Dhalia.
Impossível de ter um filme brasileiro mais internacional, cujo elenco conta com o francês Vincent Cassel (como escapar ao meu destino?) e a americana Camilla Belle. Eu não vi o filme, mas me agrada uma estória brasileira "normal", ou seja, um filme de amor, ou de desamor, ou de traição, que fuja àquele estereótipo de favela/miséria/violência.
É claro que podemos fazer melhor. Quantas novelas lindas ambientadas no Nordeste já tivemos. Quantos cenários deslumbrantes, quanta gente bonita, quantas estórias originais a serem reveladas ao mundo.
Alguém me soprou o nome do filme Salve Geral, que é o candidato brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar 2010. Só pra você ter uma idéia, um colega me disse que Cidade de Deus fez muito sucesso quando passou em Dublin, e teve várias sessões com lotação esgotada. Mas os amigos irlandeses dele disseram que depois de ver aquele filme nunca poriam os pés no Brasil.